Uma das primeiras coisas que o empreendedor faz após pensar no seu modelo de negócio, é a criação da marca.
O objetivo é sempre o mesmo: criar algo impactante, marcante e bem diferente.
Mas nem sempre é possível.
O processo de criação de logomarcas é complexo, e não à toa, surgiram várias novas empresas digitais especializadas nesse tipo de serviço.
No começo do negócio, o caixa costuma ser curto. Por isso, os empresários optam por criar as suas próprias marcas, as vezes até colocando a mão na massa, editando, desenhando, etc.
Alguns cuidados nesse processo de criação são importantíssimos, pensando num futuro registro no INPI, e vamos citar 4 aqui.
1. MARCAS DESCRITIVAS
Marcas descritivas são aquelas que remetem ao serviço ou produto oferecido. São termos de uso comum, que indicam a atividade da empresa.
Exemplos: Nescafé (café solúvel), Netshoes (comércio eletrônico de calçados) e Atacadão (atacado).
Esse tipo de marca até pode ser registrada futuramente (caso tenha um logotipo diferenciado), mas possuem proteção menor.
Então a primeira dica é: se a sua marca for descritiva, insira algum elemento que a torne única. Invista no desenho do logotipo.
2. MARCAS NOMINATIVAS E MISTAS
Existem alguns tipos de marca em nossa legislação atual.
As principais, sem dúvida, são as nominativas e as mistas.
O próprio nome já diz: nominativas só possuem o nome, sem logo. As mistas, possuem nome e logo.
A marca nominativa, por não conter nenhum elemento de imagem (desenhos, cores e formas), é mais simples.
Ou seja, o impacto e a lembrança no cliente são menores.
Se você puder, sempre opte por criar uma marca mista.
3. SÍMBOLOS QUE NÃO PODEM SER REGISTRADOS
Antes de criar sua marca, é bom dar uma olhada no art. 124 da Lei de Propriedade Industrial.
Esse artigo trás vários incisos que indicam elementos proibidos.
Ou seja, nenhuma marca com esses símbolos, pode ser registrada.
4. CONTRATE UMA EMPRESA ESPECIALIZADA
Pense bem, você carregará a marca da sua empresa por bons anos. É através dela que seu negócio ficará reconhecido.
Por que não investir um pouco mais no SEU próprio sonho?
Se a empresa contratada for boa, com certeza eles entenderão seu objetivo, e no final, criarão uma marca que transmita a mensagem que você quer transmitir.
Depois, é só registrar e proteger todo o trabalho e o gasto realizado na criação da sua marca!